O Estudo de Halitose tem como seu objetivo principal de confirmar e quantificar a halitose referida pelo paciente, excluindo assim, a sua subjetividade. Tem um papel fundamental na elaboração de protocolos para seu tratamento e seu acompanhamento. O exame é indolor e não invasivo. O Estudo de Halitose é realizado por seguintes etapas:
- Halimetria: é um aparelho com sensor que mede a concentrção de CSV (Compostos Sulfurados Voláteis – causadores de odor) da boca, das narinas e do pulmão (através do ar expirado).
- Sialometria; é um exame para medir a quantidade de saliva produzida num determinado intervalo de tempo. A medição de fluxo salivar é fundamental para determinar a causa de halitose.
- Teste da Cisteína: o substrato Cisteína é metabolizado por micro-organismos anaeróbios Gram negativos e como resultado final há a produção de CSV causadores de odor. O teste positivo confirma a colonização da boca quando ocorre a elevação da concentração dos CSV após o bochecho com a solução de Cisteína.
- Exame da cavidade oral: observa-se alterações da morfologia da língua e detecta a presença de Biofilme (saburra) lingual.