Aberto : Segunda - Sexta | 8h às 19h
  Marque sua consulta : 083 3271-8322

Teste Respiratório de H2 (Hidrogênio)

As queixas como sensação de gases, distensão abdominal, desconforto abdominal, diarreia após a ingestão de certos alimentos são muito comuns no consultório de gastroenterologista. Muitas vezes esses quadros são tratados subjetivamente sem ter um diagnóstico mais adequado.

Nos dias de hoje, há um método simples e não invasivo que auxilia no seu diagnóstico de maneira precisa para traçar um plano adequado de tratamento.

O teste respiratório de H2 (Hidrogênio) é utilizado para o diagnóstico de:

  1. Intolerância à Lactose;
  2. Intolerância à Frutose;
  3. Intolerância à Sacarose;
  4. Intolerância à Sorbitol;
  5. Intolerância à Xylose (para diagnóstico de enteropatia);
  6. Supercrescimento bacteriano no intestino delgado por Lactulose;
  7. Tempo de Trânsito Oro-Cecal.

Esse teste está fundamentado no fato em que o carboidrato não digerido (por ex. a Lactose) passa ao intestino grosso onde a ação de bactérias causa a liberação de H2 que é absorvido pelas paredes do intestino e dissolvido na corrente sanguínea. O gás dissolvido é lançado nos pulmões através das veias capilares que circundam os alvéolos e é então expirado. Uma concentração aumentada do H2 expirado após a ingestão da Lactose caracteriza a má absorção de lactose.

O teste é realizado após a ingestão de substrato a ser pesquisado misturado em 1 copo da’gua e o ar expirado (soprado) é medido pelo aparelho para obter a quantidade de gás Hidrogênio, de maneira seriada, a cada 20 -30 minutos por 2-3 horas.