O tempo de trânsito colônico é um exame simples que permite a avaliação da motilidade colônica.
A principal indicação deste exame é a constipação intestinal crônica grave em pacientes nos quais outras patologias intestinais, causadoras de constipação, já foram descartadas.
Isso quer dizer que para fazer este exame é necessário ter excluído doenças orgânicas potencialmente causadoras de constipação intestinal, como por exemplo, neoplasias colorretais, doença diverticular dos cólons, estenose (estreitamento) de segmentos colônicos ou do reto secundária a patologias inflamatórias ou infecciosas, entre outras causas.
Para realização do exame o paciente deverá ingerir uma cápsula Sitzmarks® via oral com água. Cada cápsula contem 24 marcadores radiopacos que serão eliminados naturalmente com as fezes. Deverá ser submetido a um Raio X de Abdômen simples no 1º, 3º e 5º dias, após a ingestão da cápsula.
Alguns cuidados são importantes:
O paciente não pode tomar medicamentos laxativos, usar supositório, Phosphoenema® ou fazer lavagens intestinais na semana anterior à ingestão da cápsula e durante todo o período do exame (5 dias). Porém o mesmo deverá, no dia anterior a ingestão da cápsula, usar algum método laxativo para esvaziamento do Cólon. A cápsula só deverá ser ingerida ser houver uma defecação completa no dia anterior.
A cápsula deverá ser ingerida pela manhã, as segundas, quartas e sextas, para facilitar a realização das radiografias abdominais.
* O Raio X de Abdomên deverá ser realizado no 1º dia, 3º dia e 5º dia após a ingestão da cápsula.